quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seguro desemprego



Seguro desemprego, ou também chamado de subsídio desemprego ( no Brasil ), é dado como um montante ou valor mensal, dado aos desempregados pelo governo.
Não sendo pago pelo INSS, o seguro desemprego é concedido pela Caixa Econômica Federal. E pode ser inquirido se:



*O trabalhador for dispensado sem justa causa;
*Aquele cujo contrato foi suspenso, devido á uma participação em cursos ou programas de preparação concedidos pelo empregador ao empregado;
*Requisitado pelos que estão livres da condição semelhante a de escravidão.
Entre outros casos.O valor deste, dependerá do salário do inquiridor e tem no máximo cinco parcelas mínimas contando com um valor limite. Em caso de, o empregado perder seu emprego, o seguro desemprego propriamente dito garante e assegura  o pagamento de prestações, ou até mesmo de seu “salário”.
Um bom exemplo, é o FGTS  ”Fundo de Garantia por Tempo de Serviço”, que também é um modo de assegurar que o empregado ao deixar um emprego, tenha como se manter até conseguir um outro bom emprego.
Associado a este também o Bolsa Família que é dado também pelo governo, como ajuda as famílias com renda baixa  ou até um salário mínimo, seu valor máximo pode variar entre 80 á 90 reais.
Mas como requerê-lo? O trabalhador deverá comparecer em um dos locais de sua preferência, nas DRT (Delegacia Regional do Trabalho), no SINE (Sistema Nacional de Emprego), ou nas agências credenciadas da CAIXA, no caso de trabalhador formal, com alguns documentos, como:
*Comunicação de sua dispensa;
*Requerimento do seguro;
*Termo de rescisão do contrato de trabalho;
*Certidão de nascimento ou carteira de identidade.
E tudo isto deverá ser feito até na data de validade, contando também como CPF e Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.
Fazendo isto você, querido trabalhador, terá direito ao seu Seguro Desemprego.Mas não se esqueça, que este só pode ser adquirido se o seu caso, for parecido, ou seja como o daqueles citados acima.

Um comentário:

  1. Duvidas sobre o recebimento do seguro, pois no sistema nao consta os valores dos 3 ultimos contra cheques, o que fazer.

    ResponderExcluir