sábado, 16 de julho de 2011

Bairro sujo ou cidadão imundo?

Tenho me deparado com o nosso bairro totalmente emburacado pelas chuvas constantes e muita sujeira rolando de um lado para o outro. Os buracos feitos por chuvas ou por má conservação da prefeitura são objetivos de outra análise de cunho técnico e um pouco de política, portanto não falarei agora. Tenho entendido, pela educação que tive que a cidade não é uma abstração, um sistema separado de mim, ela começa em mim, eu faço parte da cidade (consequentemente do bairro) e minhas atitude diárias seja em que campo for formarão a cidade aonde eu vivo. 
Bairro sujo?! Esse organismo vivo chamado bairro começa nas minhas atitudes, o nosso bairro Marechal Hermes não come Biscoito, não bebe refrigerante, não usa papél e não fuma, quem faz isso sou eu é você.
Algumas pessoas descaradamente andam pelas ruas jogando a embalagem do pacote de biscoito, a latinha de refrigerante 
etc... no chão.
Nasci e fui criada em Marechal Hermes, minha família sempre foi humilde, porém recebi uma educação  extraordinária dos meus pais. Aprendi que higiene, educação não e sinônimo de riqueza. 
Fico irritada ao ver, que o lixo está imperando no meu bairro.
Eu particulamente me sinto uma ET toda vez que tomo um sorvete na rua e guardo a embalagem até aparecer uma lixeira.
Hoje vi um jovem, jogando um copo de guarana natural na rua, fiquei extremamente irritada, me abaixei, peguei o copo e joguei na lixeira, que por incrível que pareça estava bem próxima. eu me perguntei: " Será que ele faz isso em casa? Se não for, o que ele pensa que está fazendo?" 
Me deu vontade  de perguntar se ele conhecia um objeto chamado lixeira, mas não me arrisquei porque alguém com essa índole, não é só porco, é mal-educado, não é só mal-educado, deve ser grosso e dai pra me
dar um murro não seria nenhum problema. Mas há momentos em que eu vou e falo. E recebo de volta uma cara de quem diz " o que tens com isso?"
Não a Bairro sujo. Há cidadãos mal-educados e imundos. 
Portanto, se você não quer a rua suja, não suje, isso já é um grande passo.

4 comentários:

  1. O cidadão é imundo, o povo de Marechal Hermes é muito educado pois, em determinadas localidades você olha ao seu redor e enxerga facilmente mais de 10 lixeiras. Mas o cara prefere jogar no chão tendo uma lixeira ao lado dele.

    Não é exclusividade do povo de Marechal, o povo carioca em si é muito mal educado, no sul do país a história é bem diferente. Tenho vergonha do povo daqui e não me sinto um ET guardando lixo na bolsa não, me sinto um cidadão de bem e faço minha parte. fico com minha consicência tranquila pois quando o bairro alaga sei que não tenho nada a ver com isso.

    ResponderExcluir
  2. O povo é muito mal educado, em determinados locais do bairro você olha ao seu redor e enxerga mais de 10 lixeiras mas o "cidadão" prefere jogar o lixo no chão. É patético mas é o povo carioca em geral que é muito mal educado, no sul do país a história é bem diferente.

    Não me sinto um ET por guardar o lixo na bolsa até encontrar uma lixeira, me sinto um cidadão de bem e fico com minha consciência tranquila pois faço minha parte para contribuir com uma cidade mais limpa e quando o bairro alagar na próxima chuva de verão, tenho certeza que não tenho nada a ver com isso pois não foi meu lixo que entupiu o bueiro.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu blog, embora desatualizado.
    Gostaria de enviar para ser postado também fotos da passarela que dá passagem para a UPA em dias de chuva e que mostra a Rua João Vicente com bolsões de água suja no ponto de ônibus e também o estado lamentável deste passagem muito usada por moradores e estudantes. Espero retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, Desculpas pela falta de postagem estava com problemas com a senha, somente agora que consegui resolver, fique a vontade e envie as fotos da passarela para o e-mail do blog Bairro Marechal Hermes....
      Vamos fazer de tudo para resolver.

      Excluir